segunda-feira, 6 de julho de 2015

Abertura de mercado do IoT e como estar dentro deste mercado disputado

O Mercado de IoT está começando a crescer, a automação residencial está tomando conta aos poucos dos prédios, casas de classe média e um pouco da classe C, mas a automação não ganha visibilidade pois ainda não é um fator importante no dia a dia das pessoas.

Com a crise energética que o Brasil vem passando (caso não saiba, olhe sua conta de luz nos meses anteriores e verá um pequeno aumento), o Brasil está trabalhando para a abertura de painéis solares e aumentar o incentivo fiscal para que não ocorra novamente o que está acontecendo.
Grandes picos de energia poderiam ser aliviados caso as casas possuíssem painéis solares. Comércios poderiam economizar mais energia e assim, não utilizar ou até mesmo, devolver energia para a rede(Sim, é possível). A automação pode contribuir na área de economia de energia efetivamente, garantindo ao usuário dados confiáveis, informações importantes e robustez no quesito de segurança.

Ainda existe um certo preconceito acerca da automação residencial, pois é tratado como item supérfluo, que pode ser ignorado ou apenas um item opcional em residências. Quem trabalha no ramo sabe que a tendência é cada vez mais as coisas serem dependentes umas das outras e que a automação residencial/comercial está incluído nesse pacote. Dentre todas as formas de trabalho que a automação pode gerenciar, a IoT é a mais potente de todas.

IoT, Internet of Things, Internet das coisas.
Conectar uma casa inteira, todos os seus eletrodomésticos, seus aparelhos eletrônicos, suas informações pessoais anexado em sua agenda eletrônica e fazendo com que tudo apareça de forma sucinta e simples aos olhos. Parece um sonho né? Mas não, já está virando realidade e sabemos que não demorará muito para termos isso em mãos.

Por isso, para estar dentro deste mercado que hoje parece estar parado, precisamos agilizar nossos projetos, alinhar pensamentos e estarmos prontos para uma nova geração da tecnologia, onde até um perfume estará conectado à internet. ( https://www.youtube.com/watch?t=20&v=RDx7hVBdZSk ).

Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário