segunda-feira, 13 de julho de 2015

Injeção Eletrônica Open Source

Há um tempo, no TCC do meu curso técnico eu tinha um sonho, talvez sonho de muitos garotos, que era ser customizador de carros, envolvendo a configuração dos parâmetros dos carros via computador. Eu fiz o curso de Mecânico de Automóveis, fiz o curso Técnico em Mecatrônica, Técnico em Eletrônica e até cheguei a iniciar o curso de Engenharia Elétrica, mas deixei esse meu sonho na geladeira.
Ainda no curso Mecânico de Automóveis, aprendi sobre injeção eletrônica e sobre ética no setor automotivo, que não é nada legal roubar ideias que demoraram anos para ser desenvolvidas.
No curso Técnico em Eletrônica, aprendi que poderia até elaborar uma nova injeção eletrônica, porém iria ser muito trabalhoso para apenas uma pessoa. Na engenharia conheci o movimento Open Source, que é de longe, algo que me fascina. Saber que posso começar um projeto, encontrar pessoas com a mesma paixão e ver a sua ideia ter continuidade.

Hoje eu vi algo que me alegrou muito, eu vi que já possui uma versão open source para injeção eletrônica chamado MegaSquirt. Em uma breve leitura, ele utiliza de um microcontrolador de 8 bits(MegaSquirt I) a 16 bits (MegaSquirt II, III, IV) para fazer o controle, ajustes e colocar a máquina para rodar. Também vi que tem um programa que configura esse projeto (MegaTunix), mostrando os relógios de velocidade, torque e algumas outras funcionalidades.

Existe uma página brasileira dedicada para esse projeto chamada Mega Squirt Brasil, onde você pode tirar muitas dúvidas e até mesmo montar sua própria placa. Neste site possui muitas informações relevantes, coisas que se você gosta do assunto, perderá algumas horas de leitura.

Eu vi sobre isso neste nesse Site, uma leitura bem humorada, simples e bem objetiva.

Agradeço a paciência e buon pomeriggio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário